Arquitetura

Sustentável por quê?


Reunir projetos sustentáveis e construir um repertório de soluções verdes que possam interessar a arquitetos e designers. Foi com este propósito que o ZoomBlog foi criado. O que parece simples, no entanto, é uma tarefa complexa e imprecisa devido à falta de consenso do que seja a arquitetura sustentável. Muito se fala sobre este tema, assim como são muitos os projetos que carregam o rótulo de sustentáveis, sejam eles high-techs, com soluções tecnológicas sofisticadas, ou low-techs, vernaculares, erguidos com materiais e sistemas construtivos locais.

Mas isso é só um exemplo. A arquitetura sustentável é um tema complexo, ainda em fase de amadurecimento, que não pode se limitar a uma visão simplista de duas vertentes “opostas” (high-tech x low-tech).  Tampouco deve se restringir aos parâmetros dos sistemas de certificação de edifícios verdes, apesar deles terem a sua importância. A intenção aqui é expor os critérios usados por arquitetos e por estas entidades para classificar projetos e soluções como sustentáveis. E, neste processo, abrir espaço para o debate e questionamento destes critérios, reunindo imagens que permitam ao leitor submergir nos projetos, das diretrizes gerais aos detalhes, como um zoom que transita nas diferentes escalas do projeto.

Conseguir esquemas e detalhes técnicos que elucidem soluções especificas ligadas ao conforto ambiental, eficiência energética e uso racional da água é, talvez, o maior desafio do ZoomBlog. Este material é o que diferenciará, de fato, este site dos demais. Espero consegui-los e espero que este espaço seja útil ao objetivo que considero grande, que é favorecer uma arquitetura mais sustentável para o planeta e para o ser humano.

Arquitetura
Casa escultórica de Steven Holl é autossuficiente em energia
Arquitetura
A arquitetura democrática de Aravena: Calama e Constitución
Arquitetura
Atirantados, brises “flutuam” em edifício projetado por FGMF
There are currently no comments.