Arquitetura

Arquitetura local inspira Taller Sintesis em projeto de escola


08-rampa

Foto: Alejandro Arango

Palafitas, fachadas permeáveis, beirais amplos e coberturas bem inclinadas. As soluções arquitetônicas adotadas pelo escritório Taller Sintesis no projeto do Parque Educativo Saberes Ancestrales, no município de Vigía del Fuerte, na Colômbia, se baseiam na arquitetura local. Suspensas do solo por causa das inundações provocadas pelas cheias do rio Atrato, as construções nascem de uma relação estreita com a natureza, adaptadas ao rio, à selva e ao clima tropical. Em harmonia com o entorno, o parque educativo expressa a tradição e cultura locais em uma edificação de linguagem contemporânea.

Foto: Alejandro Arango

Foto: Alejandro Arango

A necessidade de maximizar a ventilação natural por meio de fachadas permeáveis, feitas com painéis de veneziana de madeira, decorre do clima tropical extremamente úmido. A cobertura de duas águas se estende para além das fachadas, criando beirais generosos que protegem a construção do sol e chuva intensos. Além de sombrear, o telhado metálico capta a água pluvial, que é armazenada e tratada para uso da escola.

14-detalle-patio

Foto: Alejandro Arango

A cavidade de ar entre o telhado e o forro de madeira favorece a circulação de ar, contribuindo para o conforto térmico. A cobertura é sustentada por perfis metálicos de aço corten que, por sua vez, estão apoiados em uma estrutura de concreto polido tratado para resistir às inundações, que eleva a construção a 2.5m do solo. Além de compor as lajes e colunas que suspendem o edifício, o concreto foi utilizado na escada e rampa de acesso.

Foto: Alejandro Arango

Foto: Alejandro Arango

O parque educativo é composto por dois pavilhões “desencontrados” em planta, unidos por um espaço coberto público, que atende à comunidade local, chamado de “patio del sabedor”. Ao fundo, a sequência de planos triangulares pergolados forma a «plaza de sombras”, outra área de convivência presenteada à população pobre e carente de Vigía del Fuerte.

15-detalle-cielo-falso

Foto: Alejandro Arango

23-fachada-posterior-contexto

Foto: Alejandro Arango

Foto: Alejandro Arango

Foto: Alejandro Arango

Ficha técnica:
Parque Educativo “Saberes Ancestrales”
Vigía del Fuerte, Antioquia, Colômbia
Projeto: 2013
Construção: 2014
Arquitetos: Farhid Maya, Lucas Serna, Mauricio Valencia, Diana Herrera.
Colaboradores: Lina Flórez, Andrea Maruri, Alejandro Vargas
Cliente: Gobernación de Antioquia, Empresa de Vivienda de Antioquia (VIVA), Fundación Fraternidad y Fundación Berta Martínez
Área do terreno: 5 mil m2
Área construída: 894m2
Construção: Soluciones Constructivas S.A

Arquitetura
Ventilada e permeável, fachada da Tower at PNC Plaza capta ar fresco
Arquitetura
Diáfanas, rítmicas e funcionais: três fachadas
Arquitetura
A arquitetura democrática de Aravena: Calama e Constitución
There are currently no comments.