Arquitetura

Casa pré-fabricada de papelão pode ser montada em um dia


Wikkelhouse é uma casa de papelão que pode ser montada em apenas um dia. Criada pelo escritório holandês Fiction Factory, a edificação é composta por segmentos de 5m2, com 500 quilos cada, que se interligam para formar uma construção leve e customizável, feita com materiais 100% recicláveis. A construção é transportada da fábrica ao terreno por caminhão e custa a partir de 29 mil dólares (três segmentos, incluindo entrega e instalação).

Footer-Wikkelhouse-1

Foto: Ivonne Witte

O nome da casa deriva da palavra holandesa wikkelen, que significa envolver ou enrolar. Faz referência ao método de produção patenteado da casa, cujos segmentos são feitos a partir de um molde metálico em formato de casa, no qual são enroladas 24 camadas de papel-cartão à base de fibras virgens. As camadas são unidas entre si com cola para formar os módulos que, numa etapa seguinte, são revestidos com uma película à prova de água e ganham acabamento em madeira.

W-House_01

Foto: Ivonne Witte

A Wikkelhouse dura cerca de 100 anos. Por ser muito leve, dispensa fundação e pode ser feita com quantos módulos (segmentos) o cliente desejar. Áreas molhadas, como cozinhas e banheiro, são feitas com segmentos especiais, que chegam da fábrica já com instalações técnicas. A entrega da casa, que também pode funcionar como local de comércio, é feita apenas em alguns países (Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, França, Reino Unido e Dinamarca) e a Fiction Factory só consegue fabricar 12 unidades por ano.

Wikkelhuis_13

Foto: Ivonne Witte

Wikkelhuis_14

Foto: Ivonne Witte

Wikkelhouse_configuration

 

Wikkelhouse-dimensions-1024x768

 

Wikkelhouse By Fiction Factory Picture & © Yvonne Witte

Foto: Ivonne Witte

 

Arquitetura
WOHA usa exoesqueleto para criar torre “viva” em Cingapura
Arquitetura
Esquadrias recicladas e cobertura fotovoltaica marcam a sede da UE
Arquitetura
Modulabi privilegia conceitos da arquitetura bioclimática
There are currently no comments.